Como auxiliar no relacionamento entre irmãos? 4 dicas.
Sente dificuldade em como auxiliar seus filhos a ter um melhor relacionamento entre irmão? Esse Blog post é pra você.
1- Não os compare
A comparação com o outro pode afetar negativamente a autoestima da criança, podendo gerar sentimentos de desconfianças e competitividade entre irmãos.
2-Tenha um tempo individual com cada um.
Um tempo especial por exemplo entre 10 a 15 minutos. É importante manter a frequência desse tempo especial, para que a criança sinta suas necessidades de amor, atenção e presença completas. Isso auxilia na diminuição de competitividade e ciúmes.
3- Seja imparcial!
Temos pontos de vista e temperamentos diferentes. Por conta disso, seja na infância, adolescência ou fase adulta, irmãos brigam.
É fundamental que a família seja imparcial, trabalhando sempre com valores em vez de compensação e punição conforme o modo de agir dos filhos, o que evita disputas e frustrações.
4- Não force a brincarem e a compartilharem entre sí.
Quando a criança é forçada a compartilhar ou brincar com o irmão isso pode criar um ressentimento sobre a outra pessoa.
Essa é uma oportunidade para o irmão aprender a respeitar os limites do outro e lidar com a frustração do não. Para qualquer atividade em “grupo” ser divertida, todas as pessoas que participam devem se sentir bem.
Se obrigamos uma criança a brincar mostramos para ela que a vontade dela não é importante, e ela aprende que deve se colocar no segundo lugar para agradar os outro ao custo do próprio bem estar ou vontade. É daí a gente pode extrapolar um pouco para as consequência que isso tem no desenvolvimento do conceito de consentimento.
Gostou desse blog post? aproveita para compartilhar com quem precisa ler esse post também. Um abraço grande!


